Check list para o dia do Enem. O que você não pode esquecer


A data do primeiro dia de teste do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está próxima. Nos dias 08 e 09 de novembro, às 13h (horário de Brasília), as provas serão aplicadas em todo o Brasil. Estudar e fazer simulados, com certeza é fundamental, mas existem outras coisas com que se preocupar na véspera e no dia dos exames.

Um dia antes do teste

Primeiramente, prepare o material. É necessária a apresentação de apenas três itens, segundo o regulamento do Enem: caneta esferográfica preta (com o corpo transparente), cartão de confirmação de inscrição e documento de identificação válido. Serão aceitos: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Informação retirada do site http://enem.inep.gov.br).

Além disso, se atente também aos materiais proibidos. Celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico devem ser desligados e colocados no porta-objetos que será distribuído ao participante, sob pena de eliminação. Uso de lápis, borracha, e outros itens que podem ser conferidos no site do exame, também é vetado.

O que levar para o Enem

Descanse: Ficar nervoso na véspera do Enem é normal, mas é essencial uma boa noite de sono. Mesmo que seja muito tentador, evite ficar até tarde na internet, ou mesmo estudando, pois isso pode te prejudicar.

Leia o artigo Como manter a calma durante uma prova em 7 passos

Nos dias das provas

Não estude no dia dos testes. Essa prática só sobrecarregará mais ainda sua mente. Para isso servem os meses anteriores ao exame. Confira os materiais já separados na noite anterior e preocupe-se com a(s) refeição(ões) que antecederá(ão) a prova.

Alimentação: Prefira pratos leves, que formem uma composição balanceada de alimentos. Como o teste pode durar a tarde toda, leve água para hidratação e barras energéticas caso fique com fome.

O trajeto até o local de execução do seu teste deve ser calculado para evitar atrasos. Chegue, se for necessário, uma hora antes, mas não deixe para chegar em cima da hora, senão, pode acontecer o que estamos acostumados a ver todos os anos. Você não quer que aconteça com você a triste situação do vídeo abaixo.



Considere imprevistos, como por exemplo, trânsito ou um problema mecânico em seu meio de locomoção.

Para que se sinta à vontade, verifique a previsão do tempo e se prepare para possíveis mudanças climáticas. Suar demais por se agasalhar demais ou esquecer o guarda-chuva e acabar encharcado não será nada agradável.

Isso será avisado no dia do Enem, mas é importante, para a validação do seu teste, que marque a cor de seu Caderno de Questões, assine documentos quando necessário e transcreva a frase presente na capa de seu Cartão-Resposta. Fique atento ao que o orientador dirá e tudo dará certo.

Depois dessas dicas, posso apenas desejar-lhe um bom teste, um futuro e carreira promissores.

Por Vinicius Duarte Bazan

ir para: artigos >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato