Preparação avançada: Inteligência Emocional Para o Vestibular

Por que quanto mais próximo do vestibular mais difícil se motivar?

O vestibular é um dos pontos mais marcantes da vida de um jovem. É o momento em que muitos de nós escolhemos a carreira que vamos seguir e dedicar grande parte de nossas vidas. E quanto mais próxima a data da temida prova do vestibular, ou do Enem, mais vemos os estudantes debruçados sobre livros, nervosos, ansiosos e cada vez mais inseguros. A palavra de ordem é dar tudo de si e durante horas a fio absorver o máximo de conteúdo possível.

Afinal, quanto mais o aluno estudar melhor, não é mesmo? Na verdade nem sempre. Especialistas apontam que em uma prova, 60% do desempenho do aluno depende do seu estado emocional, e apenas 40% está relacionado ao conteúdo estudado. E acontece que essa maratona de estudos se torna tão intensa e estressante, que o aluno muitas vezes se esquece de trabalhar a sua Inteligência Emocional.

Intelig�ncia emocional

Parece que quanto mais próximo das provas, mais difícil o aluno se motivar. No vídeo a seguir, a psico-pedagoga Isabela Minatel Bassi, criadora do Blog Educação e Empreededorismo, fala sobre duas situações em que parece impossível motivar uma pessoa. Esse recado vale para os estudantes e para os pais.



No Blog Educação e Empreendedorismo, Isabela se dirige a pais, educadores e empreendedores, em postagens práticas e com valiosas dicas e lições. Está aí uma dica de ouro para pais e educadores que acompanham o souVestibulando e para estudantes com a veia empreendedora. Acesse o blog através do link: http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/educacaoeempreendedorismo

Por Gustavo Cançado

ir para: artigos >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato