Entenda como é calculado o resultado do ENEM pelo TRI


Muitos dos participantes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não fazem a mínima ideia de como são calculados as notas e resultados, e isso acontece porque é bem complicado mesmo. O responsável por este cálculo é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), através do método da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Vários pontos afetam diretamente na nota do participante, e a avaliação não é feita apenas com base nos erros e acertos do aluno inscrito. Uma dica importante antes de qualquer coisa: não se choque ao saber que o fato de você ser um bom “chutador” pode não valer de nada nesse teste. Falarei disso mais adiante. Agora entendamos essa tal teoria.

Para aprender como estudar da maneira correta e garantir seus pontos no Enem, conheça o método Segredos do Enem.

A TRI

Ela não é aplicada somente na redação, e avalia o conhecimento do participante, não a partir dos erros e acertos, e sim através de seu comportamento durante o teste. Primeiramente é importante saber que a avaliação do resultado é baseada na dificuldade das questões, que são divididas em fáceis, médias e difíceis.

É aí que entra a necessidade de se preparar bem para a prova, e não fazê-la na base do “chute”, pois mesmo que o aluno acerte grande parte das perguntas difíceis, se ele não acertar nenhuma fácil, a análise feita por meio da teoria indica que ele não sabia realmente a resposta e apenas “tentou a sorte”, fazendo assim, com que a média desse participante caia.

Resultado do Enem: TRI

Escalas de proficiência

Além da divisão citada acima, existe também a escala de proficiência. Ela define uma relação entre as questões presentes em cada uma das provas do ENEM, e afetam diretamente no resultado final do teste.

Assim como existem níveis de dificuldade, há também uma ligação entre as perguntas. Cada uma delas requer um grau de proficiência do aluno. Ou seja: segundo o método de avaliação do exame, para você ter conhecimento sobre determinado assunto, deve estudar outro. Funciona como uma escada, onde, para alcançar o último degrau, deve passar pelos anteriores. E da mesma maneira, se o participante pontua em uma questão, mas erra a do degrau anterior, isso afeta sua média também.

Mais sobre o sistema

Outro fato interessante sobre o resultado da avaliação de resultado é que, se a maioria dos participantes acertar determinada questão, os que errarem perderão mais da sua pontuação, seguindo a lógica ainda do nível de dificuldade. Este sistema em geral foi adotado pelo ENEM depois da reformulação dos testes.

Como é um método complexo, muitos dos inscritos no exame reclamam dos resultados, uns por não saber da aplicação da TRI nas avaliações, e outras por não terem acesso aos critérios de avaliação de suas provas, que por vezes perdem valor por conta de alguns dos pontos citados acima.

Então, não há uma maneira de se calcular exatamente o resultado do ENEM. O negócio é estudar muito, se dedicar na realização do exame e esperar a postagem da sua nota.

Por Vinicius Duarte Bazan

ir para: artigos >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato