Ciências Biológicas

O biólogo estuda a vida em todas as suas formas, seja animal, vegetal ou microorganismos.


A biologia é a ciência que estuda a vida em todas as suas formas. O biólogo estuda a origem da vida e também os seus processos de evolução, além da estrutura e funcionamento dos seres vivos. A ampla formação desse profissional o possibilita atuar em diversos segmentos, como a pesquisa, o trabalho ambiental e a educação. A crescente preocupação com o meio ambiente tem aumentado a demanda por biólogos tanto no setor ambiental quanto em pesquisas de células-tronco, vacinas, medicamentos e alimentos.

No curso de ciências biológicas o aluno estuda inicialmente muitas matérias de biologia básica e estatística. Mais tarde começam a aparecer disciplinas específicas, como zoologia, genética e botânica, além de muitas aulas práticas em laboratório e pesquisas de campo.

Quem se forma em biologia pode atuar em projetos de gestão ambiental, além de análises e consultorias sobre impactos ambientais. No setor agropecuário também existe demanda para esse profissional, fazendo análises e remanejamento de fauna e flora. Além disso, ele ainda pode trabalhar em empresas que investem na biorremediação, uma nova prática que utiliza microrganismos para recuperar ambientes degradados. Os biólogos também podem atuar nas áreas de educação ambiental e turismo ecológico, além de poderem dar aulas em escolas e universidades. Como faltam professores de biologia no Brasil, é possível conseguir empregos com altos salários nesse setor. Por último, um campo que cresce muito e oferece boas oportunidades é a pesquisa e produção de bio-combustíveis.


    Ciências Biológicas
Onde Atua
O profissional formado em biologia pode atuar como professor em escolas, universidades e cursinhos, além de trabalhar em instituições de pesquisa, ONGs ou empresas que lidam com o meio ambiente.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Ciências Biológicas é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir a carreira de biólogo deve gostar muito de pesquisa, de estudar a natureza e os seres vivos. Deve ser uma pessoa curiosa, que goste de trabalhar ao ar livre e, é claro, tem que ser apaixonado por biologia.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato