Economia

O economista é um profissional que tem como objetivo gerar, administrar e aumentar riquezas, sejam elas de empresas ou governos.


O economista estuda a produção e distribuição de riqueza, bens e serviços na sociedade. Sua principal função é gerar e fazer crescer a riqueza de pessoas, empresas e governos. Além disso, ele analisa o mercado e a sociedade e desenvolve planos para solucionar problemas financeiros, econômicos e administrativos. Esse profissional atua tanto em grandes questões, como na economia de um país, quanto em problemas de pequeno porte, como pequenas empresas ou investidores individuais. Graças a esse amplo campo de atuação, o economista pode trabalhar tanto em órgãos públicos, quanto em empresas privadas ou por conta própria como consultor.

Analisar a economia é uma tarefa muito complexa que demanda conhecimentos bem consolidados em história, sociologia, matemática financeira e ciências econômicas. Assim, além de todas essas disciplinas, o curso de economia tabém oferece matérias que instigam o senso crítico dos alunos, por meio de debates e discussões. Línguas estrangeiras também são de extrema importância, principalmente devido ao aumento das transações entre o Brasil e outros países.

Mercado
Empresas financeiras são as principais empregadoras desses profissionais, mas no setor de comércio internacional também há demanda para trabalhar em negociações com empresas e órgãos de outros países. Além disso, o economista pode atuar como consultor de negócios para diversas empresas.

Com o atual crescimento das exportações no país, têm surgido várias oportunidades para economistas, principalmente em cargos públicos, bancos e outras instituições financeiras. Uma dica muito importante para quem quer seguir essa carreira é se manter sempre atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.


    Economia
Onde Atua
O economista tem um vasto campo de atuação, podendo trabalhar como consultores em bancos, indústrias, bolsa de valores, órgãos públicos, dentre outros.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Economia é a sua cara!


Perfil
Quem escolhe seguir a carreira de economia deve ter senso crítico e ético, além de uma boa capacidade de analisar, interpretar e compreender a a sociedade e a economia tanto a nível nacional quanto internacional.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato