Engenharia Ambiental

O engenheiro ambiental trabalha para que a humanidade se desenvolva sem prejudicar o meio ambiente.


O engenheiro ambiental desenvolve tecnologias para que as empresas possam operar de forma sustentável, causando o mínimo de danos ao meio ambiente. Ele é responsável por redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto, além da coleta e armazenagem do lixo. Esse profissional monitora todos os processos produtivos, construções e indústrias para prevenir e reduzir a poluição da água, do solo e da atmosfera.

O curso de engenharia ambiental é formado por várias disciplinas de matemática, estatística, ecologia, topografia, geologia, hidrologia e outras. No decorrer do curso, o aluno passa a estudar matérias mais específicas, como tratamento de resíduos, hidráulica ambiental, avaliação de impactos ambientais, produção sustentável dentre outros.

Mercado
O mercado de trabalho para o engenheiro ambiental nunca esteve melhor. Empresas de construção, saneamento, usinas termoelétricas, indústrias químicas, mineradoras oferecem ótimas oportunidades para esse profissional. No setor público, ele pode trabalhar em em prefeituras, órgãos ambientais e em estatais que atuam com tratamento de esgoto, lixo e fiscalização ambiental. O engenheiro ambiental também é requisitado por empresas de consultoria e auditoria ambiental que atendem construtoras, e aqueles que almejam seguir a carreira acadêmica podem lecionar e desenvolver projetos científicos em universidades.


    Engenharia Ambiental
Onde Atua
O engenheiro ambiental pode atuar em empresas saneamento, mineradoras, siderúrgicas, ou mesmo prestando consultoria ambiental para construtoras. Quem quer seguir a carreira acadêmica pode lecionar e desenvolver projetos em universidades e centros de pesquisa.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Engenharia Ambiental é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir a carreira de engenheiro ambiental deve ser estudioso, se interessar por física e geografia, além de gostar de natureza e de trabalhar ao ar livre.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato