Engenharia Civil

Projeta e realiza construções de casas, edifícios, pontes, estradas. A carreira de engenheiro civil é uma das mais promissoras do momento.


Geralmente, os cursos de engenharia civil têm duração de cinco anos. Inicialmente o aluno passa por uma formação básica em matemática e física, para consolidar a capacidade de raciocínio, resolução de problemas e análise. Após esse ciclo básico, são cursadas disciplinas específicas de engenharia, técnicas e práticas que o engenheiro aplicará no seu dia a dia profissional.

O engenheiro civil trabalha com o projeto, a gerência e o acompanhamento de todas as etapas de uma construção. Atua na análise das do solo, da insolação e da ventilação do local da obra e também nos projetos das fundações. O engenheiro também projeta as redes de elétricas, hidráulicas e de saneamento e define os materiais que serão usados. Durante a construção, chefia as equipes, controla qualidade, prazos, custos, e segurança. Toda obra é de responsabilidade dos engenheiros que a projetaram, então todos os aspectos de seguranças e resistência dos materiais devem ser precisos e e bem projetados.

O salário inicial costuma variar de acordo com a função que o recém formado engenheiro ocupa e pode chegar a até R$ 6000. Um outro ponto positivo da engenharia é o piso salarial imposto pelo CREA que deve ser de 6 salários mínimos para 6 horas diárias de trabalho. Porém, na prática esse piso nem sempre é obedecido pelas empresas.

Mercado
Devido ao crescente desenvolvimento do país, o ramo de construção civil está em alta e vai continuar melhorando pelos próximos anos. A demanda por engenheiros civis no mercado é alta e deve aumentar ainda mais, já que para crescer o Brasil precisa de construções, como portos, estradas, represas, aeroportos, edificações, etc. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos incentiva a construção de prédios e casas, e esse é setor que mais absorve os profissionais da área. Além de escritórios de engenharia, os setores industriais e também têm boas perspectivas, tendo em vista construção de gasodutos, refinarias, plataformas, e setores de energia e saneamento básico.


    Engenharia Civil
Onde Atua
O engenheiro civil atua essencialmente em construções de vários tipos. Dependendo da especialidade, trabalha com projetos de estradas, pontes, estruturas, saneamento, e outros. Pode trabalhar em construtoras ou em escritório particular.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Engenharia Civil é a sua cara!


Perfil
Gostar de projetos e construções, ser prático e técnico, ter facilidade com física e matemática.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato