Engenharia de Automação

O engenheiro de automação projeta equipamentos, sistemas e processos utilizados nos processos de produção industriais com objetivos de torná-los mais automatizados e eficientes.


O engenheiro de automação desenvolve e implementa projetos de automação industrial, através da criação e uso de equipamentos automatizados, recursos computacionais e processos. Além de programar equipamentos e fazer todo processo produtivo funcionar, ele também gerencia projetos de automação. Hoje esse profissional é necessário em quase todos os setores industriais.

No curso de engenharia de automação o aluno inicialmente tem muitas matérias de matemática, física, química, lógica e computação. Depois, disciplinas mais específicas vão sendo abordadas, como algumas de mecânica, eletrônica e computação. O aluno vai aprender sobre funcionamento de máquinas, composição de materiais, circuitos eletrônicos, programação, processamento de dados, dentre outros, inclusive muitas disciplinas práticas em laboratório.

Mercado
O mercado para o engenheiro de automação está melhor do que nunca. Toda empresa que tem processos de produção necessita desse profissional para agilizar e aumentar a produtividade, diminuir custos e aumentar a qualidade dos produtos. Além de assumir funções técnicas, esse engenheiro também pode gerenciar projetos de automação, desenvolver softwares e banco de dados. No Brasil, cada vez mais se investe na indústria e nas empresas de tecnologia, e isso favorece muito o engenheiro de automação, que encontra boas oportinidades de emprego com ótimos salários.


    Engenharia de Automação
Onde Atua
O engenheiro de automação atua em indústrias de vários setores e empresas de tecnologia, projetando e desenvolvendo sistemas e automatizando processos produtivos.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Engenharia de Automação é a sua cara!


Perfil
Esse profissional deve gostar de matemática, física e ter um bom raciocínio lógico. Além disso deve se interessar por tecnologia e trabalhar bem em equipe.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato