Engenharia de Minas

O engenheiro de minas planeja e acompanha a exploração de minérios. Ele é responsável por todas as atividades dentro das minas.


O engenheiro de minas atua na pesquisa e extração de recursos minerais. Ele desenvolve tecnologias de mineração, atua no rastreamento de depósitos minerais, planeja e acompanha a extração de minério e seu beneficiamento. Além disso, ele avalia as possibilidades e benefícios da exploração em uma determinada jazida. Ele é responsável por todo o processo de mineração, inclusive pela gestão de recursos e pessoal, pelos equipamentos utilizados e pela preservação do meio ambiente durante a mineração.

No curso de engenharia de minas o aluno estuda disciplinas de matemática, física e química, além de matérias específicas, como estudo do solo e rochas, mineralogia, topografia e sustentabilidade. Grande parte do curso é composto de atividades práticas em laboratório e em campo.

Mercado
O mercado para esse profissional está bastante aquecido, pois a demanda de minério no país cresce junto com a de engenheiros de minas. A maior parte das oportunidades está nas grandes mineradoras, trabalhando na operação de minas, mas também há demanda na área de extração de petróleo. Empresas de software e equipamentos de mineração também requisitam engenheiros de minas.


    Engenharia de Minas
Onde Atua
O engenheiro de minas pode atuar em companhias mineradoras, além de construtoras, empresas de demolição e pedreiras.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Engenharia de Minas é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir a carreira de engenharia de minas deve se interessar por física, geografia e matemática, além de gostar de trabalhar ao ar livre. Esse profissional costuma liderar equipes em minas de extração, por isso deve ter habilidades de liderança e saber lidar com pessoas.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato