Engenharia Metalúrgica

O engenheiro metalúrgico é responsável pela produção e beneficiação dos metais.


O engenheiro metalúrgico trabalha basicamente na transformação de minérios em metais e ligas metálicas, ele atua tanto nos processos de extração quanto no beneficiamento dos metais para uso na indústria. Esse profissional desenvolve ligas metálicas para os mais diversos fins, desde a confecção de vigas para construção até a produção de embalagens e peças automotivas, tudo isso combinando materiais com diferentes propriedades e que juntos atendem uma determinada necessidade.

O curso de engenharia metalúrgica é composto inicialmente por disciplinas básicas de matemática, física e química, a medida que o aluno vai avançando começa a estudar matérias mais específicas, como metalurgia, extração mineral, assim como propriedades e composição dos materiais. Grande parte das disciplinas são práticas e aulas em laboratório são muito comuns.

Mercado
O mercado de trabalho para o engenheiro metalúrgico nunca esteve melhor, principalmente no setor siderúrgico. Esse profissional é contratado para atuar na extração de alumínio, cobre, ouro e na produção de aço e outros metais. Além disso ele também planeja e coordena a transformação de metais para uso industrial. Apesar das vagas com maiores salários estarem na indústria, o engenheiro também pode optar pela carreira acadêmica, desenvolvendo pesquisas e lecionando em universidades.


    Engenharia Metalúrgica
Onde Atua
Esse profissional atua principalmente em empresas de siderurgia, onde trabalha para transformar minérios e metais simples em ligas metálicas complexas para serem usadas em diversos setores industriais. Ele também pode desenvolver pesquisas e lecionar em universidades.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Engenharia Metalúrgica é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir a carreira de engenheiro metalúrgico deve ter facilidade com física, química e matemática, além de ser organizado, gostar de desafios e ter habilidades de liderança de equipes.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato