Engenharia Química

O engenheiro químico usa técnicas de engenharia para projetar produtos e definir processos que envolvam reações físico-químicas.


A principal função do engenheiro químico é desenvolver, planejar, analisar e melhorar os processos de produção de produtos químicos. Vários produtos que usamos todos os dias, como gasolina, produtos de limpeza e diversos alimentos industrializados, existem graças ao trabalho de engenheiros químicos. E além de ser peça chave na fabricação de inúmeros produtos, a engenharia química também é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e para a sustentabilidade do meio ambiente.

O curso de engenharia química é formado por disciplinas de física, matemática, engenharia e principalmente química. A partir da metade o curso geralmente começa a se tornar mais prático com muitas aulas de laboratório, nas quais serão feitos diversos experimentos, como obter substâncias puras a partir de outros materiais e compor novas substâncias.

Existem algumas áreas em que o engenheiro químico pode se especializar dependendo do seu perfil:

Desenvolvimento Tecnológico: criar novos produtos químicos, avaliar se são viáveis para fabricação e também melhorar processos de fabricação já existentes.

Engenharia Química Ambiental: desenvolver processos para diminuir a poluição industrial, reciclar lixo e preservar o meio ambiente.

Projetos Químico-Industriais: projetar linhas de produção que envolvem reações químicas, com foco em economia, segurança e sustentabilidade.

Mercado
O mercado de trabalho é bem favorável para o engenheiro químico, e está crescendo cada vez mais. O Brasil é líder mundial na produção de etanol, pioneiro no estudo do biocombustível, além de estar investindo na extração de petróleo do pré-sal, por isso a demanda por profissionais nessas áreas é imensa e já se prevê até a falta de profissionais. Há também muitas oportunidades na área ambiental, onde a maior procura é na área de prevenção e tratamento de resíduos. Companhias de engenharia, refinarias, farmacêuticas, alimentícias e de aditivos químicos também têm sempre uma grande demanda por engenheiros químicos.


    Engenharia Química
Onde Atua
Criação de produtos na indústria química, petroquímica e de alimentos, definição de métodos de preservação ambiental, reciclagem e tratamento de resíduos industriais, desenvolvimento de tecnologias limpas e planejamento de processos químicos industriais.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Engenharia Química é a sua cara!


Perfil
Além de gostar de química, física e matemática, o engenheiro químico deve gostar de desafios e se interessar por questões ambientais. O raciocínio lógico e a meticulosidade também são fundamentais.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato