Estatística

O estatístico analisa dados e calcula quais as probabilidades de um evento acontecer. É um profissional fundamental no mercado.


O bacharel em estatística analisa dados numéricos sobre um determinado assunto e descobre padrões e tendências da sociedade, economia e da natureza. Ele planeja a coleta das informações através de pesquisas ou banco de dados, aplica métodos matemáticos e interpreta os resultados para entender um fenômeno de qualquer tipo. Ele atua em vários campos da economia, como indústrias, mercado financeiro, pesquisas de mercado e até mesmo na política. O estatístico é responsável por prever uma dada situação baseando-se em probabilidades.

A grade curricular do curso de estatística é formada por disciplinas de matemática, estatística, probabilidade e administração. O aluno vai constantemente treinar seu raciocínio e capacidade analítica.

Mercado
O mercado de trabalho para o estatístico tem crescido no Brasil. O profissional é contratado para atuar em instituições financeiras, como bancos, analisando créditos e investimentos. Em outros tipos de empresa ele pode atuar no controle de qualidade, contabilidade, marketing e fluxo de caixa. No setor público também há oportunidades para o estatístico, que pode trabalhar principalmente com pesquisas de opinião pública. Um novo campo de atuação que se abre para o bacharel em estatística é a internet. Há uma crescente demanda de profissionais para analisarem a forma como as pessoas acessam a web e descobrir padrões que possam ser usados para marketing virtual, além de campanhas e negócios em geral.


    Estatística
Onde Atua
Esse profissional pode atuar em instituições de pesquisa de opinião pública, empresas da área financeira e indústrias. Além de calcular probabilidades ele analisa tendências e calcula a probabilidade de uma certa situação ocorrer.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Estatística é a sua cara!


Perfil
Quem quer se tornar um estatístico deve ter um bom raciocínio lógico e ser organizado, além de ter facilidade com números, pois a matemática é a base dessa profissão.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato