Física

O físico estuda os fenômenos da natureza e tenta entendê-los e descrevê-los de forma científica.


O físico estuda os fenômenos da natureza e as relações entre matéria e energia, tanto a nível atômico quanto a nível de planetas e galáxias. Ele também aplica as leis da física na solução de problemas reais de diversas áreas. Esse profissional atua também na indústria, usando a física no desenvolvimento e aperfeiçoamento de materiais e processos, como por exemplo de equipamentos radioativos.

No início do curso de física o aluno estuda muitas matérias de matemática, física e química, e mais tarde disciplinas específicas de física avançada, como física moderna, eletromagnetismo e física nuclear. Aulas em laboratório são abundantes e, desde o início do curso, o aluno ainda pode participar de programas de iniciação científica.

Mercado
A área que mais contrata físicos é a de ensino. Seja em escolas ou faculdades, faltam profissionais para dar aulas em todo país. Há ainda demanda na física médica, desenvolvendo equipamentos para radioterapia e medicina nuclear. O profissional pode também trabalhar com pesquisas científicas em universidades ou em centros de pesquisa. Vale lembrar que para atuar como professor, o profissional deve fazer optar por um curso de licenciatura em física.


    Física
Onde Atua
O profissional pode atuar como pesquisador em diversas áreas da física, desenvolvendo projetos em centros de pesquisa e universidades. Além poder trabalhar como professor em escolas e faculdades.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Física é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir a carreira de físico deve ser estudioso, curioso, organizado, além de ter facilidade com física, matemática e lógica.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato