Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo estuda a comunicação humana e cuida do sistema auditivo, linguagem oral e voz, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes.


O fonoaudiólogo atua na prevenção, diagnóstico e reabilitação da voz, audição, da motricidade de leitura, escrita e fala. Ele auxilia profissionais que utilizam muito a voz, como professores ou cantores, além de tratar crianças com problemas de desenvolvimento oral, auditivo, de leitura ou escrita. Enfim, esse profissional atua em questões que envolvem a comunicação humana.

O curso de fonoaudiologia é formado por disciplinas de ciências da saúde, biológicas, humanas e sociais, como anatomia, genética, patologias, psicologia, ética, dentre outros. Após passar por uma formação básica nos primeiros períodos, os alunos cursam matérias mais específicas e práticas nas áreas de audição, fala e linguagem oral e escrita. Um dos focos do curso é a prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios de comunicação.

Mercado
O mercado de trabalho está favorável para o fonoaudiólogo, principalmente para aqueles que desejam ter seu próprio consultório. Hospitais e maternidades procuram esse profissional para tratar problemas auditivos e de motricidade oral em recém nascidos com dificuldades respiratórias ou de sugar o leite materno. Em hospitais ele cuida de pacientes com problemas de audição, fala, respiração, mastigação e deglutição. O fonoaudiólogo também pode trabalhar com idosos, auxiliando, por exemplo, na adaptação às próteses dentárias.


    Fonoaudiologia
Onde Atua
O profissional de fonoaudiologia pode trabalhar em hospitais, clínicas de tratamento especializado, escolas, consultório próprio ou em universidades, como professor. Uma área com boa demanda é o atendimento domiciliar.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Fonoaudiologia é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir a carreira de fonoaudiólogo deve gostar de lidar com pessoas e se interessar pela área de saúde. Gostar de biologia e psicologia também é fundamental.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato