Gastronomia

o profissional de gastronomia cria pratos, elabora cardápios, coordena equipes na cozinha e gerencia restaurantes.


O profissional de gastronomia estuda e desenvolve técnicas de preparação de alimentos e de gestão de restaurantes. Ele planeja e prepara cardápios de restaurantes, hotéis, buffets e empresas de serviços alimentícios, que vão desde pratos simples até receitas complexas e requintadas. Existem diversas áreas e culinárias em que esse profissional pode se especializar, como italiana, francesa, brasileira e outras. Ele também é responsável pela gestão da cozinha, estoque, pessoal e funcionamento da cozinha.

O curso de gastronomia é composto em sua maioria por aulas práticas principalmente na cozinha, onde o aluno aprende técnicas de preparação de vários alimentos e pratos de muitas culinárias distintas. Além disso há matérias de administração, marketing e gestão de pessoas, que irão preparar o estudante para gerenciar restaurantes e liderar equipes.

Mercado
No mercado de trabalho a maioria das oportunidades para esse profissional está em restaurantes de alta gastronomia, trabalhando como chefes de cozinha, mas ele também pode atuar como gestor desses restaurantes. Outras áreas que estão em constante crescimento são o ramo de consultoria e turismo gastronômico, além de gastronomia hospitalar, confeitarias de luxo e até mesmo dando aulas de culinária.


    Gastronomia
Onde Atua
O profissional formado em gastronomia pode trabalhar em restaurantes, hotéis, empresas de consultoria ou buffets, além de poder gerenciar seu próprio negócio.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Gastronomia é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir essa carreira deve ser criativo, curioso, saber trabalhar em equipe, além de gostar de cozinhar.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato