Geografia

O geógrafo é responsável por estudar a relação do homem com o meio em que vive. Ele analisa aspectos políticos, sociais, ambientais, culturais e econômicos buscando entender e melhorar essa relação.


O geógrafo estuda as influências do ser humano no planeta. O mundo está sempre sofrendo mudanças políticas, sociais, culturais, ambientais e econômicas, e é dever desse profissional analisar e identificar padrões para essas mudanças, buscando entender e melhorar a relação do homem com o meio em que vive.

Quem quer seguir a carreira de geógrafo deve buscar uma formação multidisciplinar e se interessar pelas mudanças territoriais e questões internacionais. O trabalho desempenhado por esse profissional varia de acordo com sua formação: bacharelado ou licenciatura. Quem opta pela licenciatura pode ensinar a todos os níveis de ensino, desde o fundamental até o superior. Já os bacharéis tem o foco voltado mais para pesquisas e projetos de campo, e assim só podem lecionar em instituições de ensino superior. Para ambas modalidades, o curso é inicialmente composto de matérias de sociologia, estatística, economia, climatologia, cartografia, geomorfologia, dentre outras. Mais a frente o aluno deve cursar disciplinas de psicologia de ensino e didática, no caso da opção por licenciatura, ou disciplinas práticas de cartografia, sensoriamento e planejamento, no caso de bacharelado.

Mercado
Atualmente no Brasil não existem professores de geografia suficientes para ocupar todas as vagas nas escolas e universidades, por isso esses profissionais estão sendo muito requisitados. Entretanto essa grande procura acontece somente no ramo acadêmico, o incentivo das empresas e do governo nas áreas de pesquisa ainda é pequeno e assim a maioria dos geógrafos opta pela carreira de professor.


    Geografia
Onde Atua
O geógrafo pode atuar na área de educação, dando aulas em escolas ou universidades, ou pode trabalhar em empresas fazendo planejamento e análise territorial e sócio-cultural,

Faça o Teste Vocacional e descubra se Geografia é a sua cara!


Perfil
Para se dar bem nessa profissão, a pessoa deve saber observar o espaço físico, estar atento às questões sociais e gostar de trabalho de campo. Como a maioria dos geógrafos seguem a carreira acadêmica, é fundamental ter facilidade em lidar com pessoas e gostar de lecionar.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato