Geologia

O geólogo estuda o solo, buscando compreender a evolução da crosta terrestre. Ele também atua na exploração de minerais e petróleo, com olhar no meio ambiente e na sustentabilidade.


O geólogo estuda o planeta Terra e todas as transformações que ocorreram nela ao longo dos tempos. Para entender o planeta, esse profissional analisa os oceanos, continentes, relevos e a ação da natureza. O geólogo ainda pode trabalhar com análises topográficas e no desenvolvimento de grandes projetos de construção, como represas, túneis, hidrelétricas, estradas e aterros sanitários.

Nos primeiros períodos do curso de geologia, o aluno tem uma formação básica com muitas matérias de matemática, biologia, química e física. Nos períodos mais avançados são abordadas disciplinas mais práticas, em laboratórios e pesquisas de campo. Dentre as matérias que compõem o curso estão topografia, petrografia, análise de terrenos e paleontologia.

Mercado
No Brasil há boas oportunidades de trabalho para geólogos, principalmente na área petrolífera. O bom momento se deve muito à pesquisa e exploração de petróleo no pré-sal. No setor de mineração e gestão ambiental esses profissionais também são muito requisitados, as empresas hoje estão com um grande foco em políticas sustentáveis e para isso o geólogo é fundamental.


    Geologia
Onde Atua
O geólogo pode trabalhar em várias áreas, como empresas de mineração, empresas de energia, no setor de petróleo, análise do solo, ONGs, consultoria de meio ambiente e em universidades, lecionando e desenvolvendo pesquisas.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Geologia é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir essa carreira tem que se interessar por geografia, química e biologia, além de gostar muito de natureza e de trabalhar ao ar livre.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato