Jornalismo

O jornalista é responsável por buscar e transmitir notícias e outras informações à população através de vários meios de comunicação.


Marcada pelo idealismo, a carreira de jornalista se modificou um pouco nos últimos anos, devido ao expressivo aumento na quantidade de informações que trafegam nos meios de comunicação. Atualmente as notícias chegam ao público quase instantaneamente, portanto o jornalista deve ser objetivo, prático e bem preparado para transmitir informações precisas, bem fundamentadas e em um curto período de tempo. A mídia digital é a principal responsável pela formação desse perfil e também abriu espaço para um grande campo de oportunidades profissionais, como a internet e as novas mídias digitais.

Quem segue a profissão de jornalista tem que ser curioso e persistente, conhecer história, sociologia e psicologia. As principais desempenhadas são de investigação, colher informações, fazer reportagens, matérias e escrever críticas e outros textos.

O profissional pode coordenar a comunicação e a assessoria de imprensa de empresas ou governo. É preciso identificar quais informações são relevantes e interessantes para o público alvo e quais devem ser descartadas, e para isso é é necessário que ele tenha muita percepção e bom senso.

Nessa carreira existem algumas áreas específicas nas quais o profissional pode se tornar um especialista. Elas podem ser escolhidas de acordo com o perfil e as aspirações de cada pessoa. Essas escolhas incluem reportagem, redação, assessoria de imprensa, reportagem investigativa, edição, pauta, chefe de reportagem, redator chefe, âncora, dentre outras.

Mercado
O mercado de trabalho para o jornalista sempre foi muito concorrido, porém com o advento da internet vários novos caminhos se abriram para esse profissional. Ainda não existem muitos profissionais especializados nessa área, portanto é um segmento para quem está iniciando a carreira.


    Jornalismo
Onde Atua
O jornalista pode atuar em jornais, revistas, televisão, rádio, assessorias de imprensa de companhias, dentre muitos outros. Atualmente a maior demanda por esse profissional está na internet, atuando em sites, blogs, videologs e outros.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Jornalismo é a sua cara!


Perfil
Ter um ótimo domínio da língua portuguesa e vasta cultura geral. Um jornalista deve ter boas habilidades de pesquisa e investigação, ter aptidão para comunicar.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato