Matemática

Esse profissional usa a matemática para resolver problemas. Pode trabalhar dando aulas ou em empresas.


O matemático estuda os números, as formas, a lógica e como tudo isso se relaciona, ele usa esses conhecimentos para resolver problemas do mundo real. Ele testa hipóteses matemáticas, desenvolve aplicações de teoremas e elabora fórmulas para serem aplicadas em diversas áreas, como na indústria, na computação, no mercado financeiro, na biologia e várias outras.

Durante o curso de matemática, o aluno estuda diversos teoremas e métodos matemáticos. A grade curricular é composta por matérias de álgebra, probabilidade, cálculo diferencial e integral, teoria dos números, análise combinatória, dentre outras. Dependendo da faculdade, algumas disciplinas de pedagogia, administração e computação.

Mercado
No Brasil quem se forma em matemática não fica sem emprego. Faltam professores em todos os níveis de ensino, desde o fundamental até o superior, mas o maior número de vagas se encontra nas escolas públicas. Mesmo para atuar como docente o profissional precisa ser altamente qualificado se quiser preencher vagas de altos salários. O matemático também pode trabalhar em instituições financeiras e de consultoria, como bancos e até na bolsa de valores, porém a demanda nessas áreas é menor.


    Matemática
Onde Atua
O matemático pode atuar dando aulas em escolas de nível fundamental e médio, ou ainda lecionar e desenvolver pesquisas em universidades. Pode também trabalhar no mercado financeiro e com estatística.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Matemática é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir a carreira de matemática deve gostar de desafios, ciências exatas e de estudar. Deve ser uma pessoa organizada e ter boas habilidades de lógica.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato