Medicina Veterinária

O médico veterinário é responsável pela saúde dos animais domésticos, silvestres ou de criações de rebanhos de corte.


O médico veterinário cuida da saúde, alimentação e reprodução de animais domésticos, silvestres e de rebanhos. Além disso ele também inspeciona a produção de alimentos de origem animal e o cumprimento das normas de higiene nas indústrias que envolvem animais, buscando aumentar a qualidade e evitar a transmissão de doenças. Pode atuar também na produção e comercialização de alimentos, medicamentos, vacinas e outros produtos para animais.

No início do curso de medicina veterinária, o aluno tem aulas de biologia, matemática e estatística. Nos períodos seguintes, disciplinas específicas são abordadas, como anatomia, nutrição, microbiologia, genética e produção animal. O curso tem uma grande carga prática, com aulas em laboratórios e em campo. Geralmente nos períodos mais avançados é dado um certo foco para o estudo de doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas.

Mercado
O mercado de trabalho para o médico veterinário está bastante aquecido, principalmente no setor agropecuário e de tecnologia de produtos de origem animal. Uma área que vem crescendo e tem uma grande demanda de veterinários é a piscicultura. Esse profissional também pode atuar em laboratórios de reprodução assistida, de vacinas e exames contra doenças de rebanhos. Também há vagas em granjas, cooperativas e fazendas de criação de bovinos, suínos, caprinos, aves, além de fazendas produtoras de carne de caça, como perdiz, javali e outros. Há também oportunidade de trabalho com animais silvestres em zoológicos, institutos de pesquisa, ONGs e até mesmo no IBAMA. Além disso, o médico veterinário pode trabalhar em consultórios e em pet shops no atendimento de animais de estimação.


    Medicina Veterinária
Onde Atua
Esse profissional pode atuar em clínicas veterinárias, zoológicos, ONGs, além do setor agropecuário, onde ele pode trabalhar com rebanhos de corte, melhoria genética, inseminação artificial, dentre outros.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Medicina Veterinária é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir a carreira de médico veterinário deve gostar muito de lidar com animais e de biologia.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato