Psicologia

O psicólogo busca analisar, compreender e solucionar os problemas psicológicos das pessoas para ajudá-las a viver melhor.


A psicologia é o estudo do comportamento do ser humano, suas emoções, ideias e valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Procura identificar as causas dos problemas psicológicos dos pacientes e a solucioná-los.

O psicólogo pode atuar em consultórios, hospitais outras instituições de saúde, como clínicas estéticas e spas, ajudando na a recuperação da saúde psicológica das pessoas. Há diversos outros ramos de atuação, como orientação educacional em instituições de ensino, seleção e treinamento de pessoal em empresas, além de análises de mercado e de perfil de consumidores. Para exercer a profissão, é preciso se registrar no Conselho Regional de Psicologia.

O curso de psicologia é amplo e uma boa opção para quem tem sensibilidade e percepção aguçadas. Geralmente, os cursos de psicologia abordam as principais linhas da psicologia clássica e moderna, além alguns estudos do corpo humano. As grades curriculares é formada de disciplinas das áreas de ética, psicanálise, fisiologia, desenvolvimento da personalidade, filosofia, psicopatologia e técnicas psicoterápicas.

Mercado
Um ponto positivo dessa carreira é que empresas estão buscando cada vez mais psicólogos, para analisar seus funcionários e identificar pontos de melhora, visando aumentar a produtividade. Há ótimas oportunidades também nos campos de marketing e meios de comunicação, onde o psicólogo contribui para atingir o público alvo mais efetivamente. Entretanto é verdade que o mercado está saturado para a profissão de psicólogo. Isso se deve ao grande número de novos profissionais formando nas faculdades a cada ano. Assim, é preciso ter talento e se esforçar muito na formação para poder se destacar e ser bem sucedido como psicólogo.


    Psicologia
Onde Atua
O psicólogo pode atuar em vários segmentos, como no atendimento em hospitais, seleção de candidatos para empresas, orientação vocacional ou mesmo montando a sua própria clínica de psicologia.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Psicologia é a sua cara!


Perfil
Se interessar por relações humanas, saber ouvir, ter sensibilidade para compreender os comportamentos e atitudes das pessoas. Essas são características essenciais para um psicólogo, seja ele do setor clínico, organizacional ou assistencial.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato