Química

O químico estuda, testa e cria substâncias para serem usadas nas mais diversas aplicações.


O químico estuda a composição, propriedades e transformações e da matéria. Ele analisa substâncias e descobre para que cada uma serve, além de fazer testes de pressão, temperatura, eletricidade, dentre outros. Na indústria ele ajuda a criar novos materiais e a melhorar os ja existentes, além de acompanhar processes produtivos que envolvem produtos químicos, como remédios, alimentos e cosméticos. A diferença básica entre o curso de química e o de engenharia química é que o químico trabalha mais em laboratórios, enquanto o engenheiro químico atua no setor industrial.

O curso de química se inicia com diversas disciplinas básicas de química orgânica e inorgânica, física e matemática, além de matérias específicas teóricas e práticas em laboratório. Quem quiser seguir a carreira acadêmica deve procurar um curso de licenciatura em química, assim poderá dar aulas para o ensino fundamental e médio.

Mercado
O crescimento econômico do país e a descoberta do pré-sal aumentaram muito a demanda por químicos no país. Por ter uma formação ampla, esse profissional pode atuar em diversos tipos de indústria, como petroquímica, agroindustrial, alimentícia, de combustíveis e farmacêutica. Uma das áreas mais promissoras é a ambiental, já que muitas empresas estão se preocupando com sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Há também uma grande demanda de químicos na área da educação, pois faltam muitos profissionais para lecionar em escolas e universidades.


    Química
Onde Atua
O químico pode atuar em empresas de vários tipos, principalmente nas áreas de biocombustíveis, cosméticos, gêneros alimentícios e meio ambiente. Pode ainda lecionar em escolas e universidades.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Química é a sua cara!


Perfil
Quem quer seguir essa carreira deve ser curioso, organizado, estudioso e se interessar por física e química. O químico é um cientista, e essa profissão requer muita dedicação e estudo.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato