Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional ajuda pacientes com alguma sequela, deficiência ou restrição física a recuperarem sua auto-confiança e se tornarem mais independentes.


O terapeuta ocupacional tem como objetivo promover a adaptação de pessoas com problemas físicos, sensoriais ou mentais na sociedade, fazendo com que elas tenham mais autonomia e qualidade de vida. Ele usa técnicas para estimular o corpo do paciente e assim tornar mais fácil seu convívio em sociedade. Por exemplo, no caso de pacientes com problemas neurológicos e dificuldade de movimentar as mãos, o terapeuta ocupacional desenvolve um tratamento para estimular a percepção e as capacidades sensoriais e assim torná-los mais independentes.

As áreas de atuação abrangem hospitais, clínicas, centros de reabilitação, escolas, creches, academias e consultórios. Essa é uma profissão que atualmente cresce devido à maior preocupação das pessoas com a saúde e com a inclusão social. Hoje há muitos incentivos para incluir portadores de deficiência em empresas e escolas, e essa tendência favorece o terapeuta ocupacional. Na área educacional, esse profissional pode atuar em escolas fazendo parcerias com professores em atividades de assistência a crianças com deficiência. A área com mais oportunidades atualmente é a de saúde mental.

O curso de terapia ocupacional geralmente é de quatro anos. São abordadas tanto disciplinas básicas de biologia e anatomia do corpo humano, como matérias mais aplicadas a deficiências físicas, saúde mental, psiquiatria, fisioterapia e enfermagem. Ao fim do curso, o aluno deve fazer um estágio em algum hospital, asilo ou centro de saúde, onde vai colocar em prática o que aprendeu em sala de aula.


    Terapia Ocupacional
Onde Atua
Esse profissional pode atuar em hospitais, clínicas particulares de reabilitação, academias ou consultório próprio.

Faça o Teste Vocacional e descubra se Terapia Ocupacional é a sua cara!


Perfil
O terapeuta ocupacional deve ter um bom controle emocional e saber lidar com a dor do outro. Nessa carreira o profissional tem que tratar de pacientes com problemas muito sérios e por isso deve estar totalmente preparado emocional e tecnicamente para conduzi-los à recuperação.


O que você também não pode perder:

ir para: carreiras >>





Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato