História

O mundo moderno


1 - (UEMG-2008) Observe as reproduções das pinturas abaixo e leia o trecho a seguir:


“Para o historiador acostumado a estudar o desenvolvimento dos conhecimentos científico sou filosóficos, a história da arte apresenta um espetáculo penoso e perturbador, por quanto parece normalmente caminhar não para a frente mas para trás.”
(COLLINGWOOD, R.G. Speculum mentis, ou The map of knowledge. Oxford, 1924, p.82, citado em READ,Herbert. História da Pintura Moderna, Editora Círculo do Livro, p. 9)

A figura 2 é uma paródia da figura 1. Na sua releitura da obra clássica de Leonardo da Vinci, o pintor Fernando Botero amplia uma característica particular da sociedade renascentista italiana na virada do século XV para o século XVI.
Musée du Louvre/A. Dequier - M. Bard Retrato de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo. Pintado por Leonardo di ser Piero DA VINCI(1452-1519). Pintura a óleo, consultada no portal do artista colombiano. www.fernandobotero.com - Fernando Botero é colombiano e nasceu em Bogotá no ano de 1932.

Marque a alternativa que relaciona CORRETAMENTE as figuras do quadro com o trechode Collingwood, citado.

a) Valorização do naturalismo na pintura com destaque para os aspectos matemáticos equilibrados da proporção humana, considerada símbolo da perfeição.

b) Expressão da impressão e das idéias do artista, revelando sua opinião sobre o mundo que o cerca, mantendo independência e liberdade em relação à sociedade em que se insere.

c) Retomada dos valores clássicos do mundo grego e latino, especialmente no que diz respeito aos modelos humanos, que confere ao processo artístico um retorno ao passado.

d) Crítica dos valores cristãos, especialmente aqueles associados aos padrões de comportamento vinculados ao casamento e ao modo de vida burguês.

Mostrar Resposta!
Ir para Próximo Exercício!


Comente!


Início    Teste Vocacional    Exercícios    Provas    Carreiras    Contato